quarta-feira, 9 de abril de 2008

NOTA AOS LEITORES


Em solidariedade aos companheiros o-arroto e pardalnews, resolvemos bloquear os nossos comentários, pois entendemos que, se a censura voltou tem que valer para todos.


Eu não sei não. Para mim, o Brasil corre o risco de permanecer para sempre na pole position do atraso. Está caminhando rapidamente para se tornar o primeiro país do mundo a decretar o controle editorial da internet por juízes e advogados "democráticos". São pessoas que ignoram que a rede mundial tem uma capilaridade que impede o seu controle. A natureza da rede é descentralizante. Não se dobra ao mundo mecânico e linear das fronteiras, artigos e versículos dos cânones jurídicos ou religiosos inventados pelos humanos. A rede é incontrolável. É líquida como a água. Rápida como a eletricidade. Está em todo lugar e em lugar algum. É fluxo contínuo de conhecimento ao alcance de um clique. Assim deve continuar. Para obrigar que nos conheçamos melhor. Para que descubramos como nos comunicar com ética. Sem a pata pesada do autoritarismo ou a mão boba da irresponsabilidade.


De qualquer forma, fica aqui a minha posição diante do ocorrido. Tentar controlar a internet através de leis, especialmente as leis arcaicas e rocambolescas brasileiras, é mais ou menos como um vereador do interior tentar revolgar a lei da gravidade por decreto.